domingo, 3 de janeiro de 2010

Ampliando a cultura





Nos últimos meses do ano de 2009 tomei um certo gosto pelo jornalismo depois de fazer um trabalho para a faculdade.Foi então que percebi que precisava ler muito mais do que eu lia e conhecer muito mais a história do nosso país.Não somente do nosso país, como do mundo inteiro.
Não sabia como e nem por onde começar. Decidi pedir uma ajuda à internet...Pesquisar sobre tudo ao mesmo tempo ia me deixar louca e com a memória que tenho, certamente esqueceria muita coisa em muito pouco tempo...O ideal seria fazer as coisas aos poucos e claro, da forma que dá prazer.Busquei orientações de profissionais na área através da Internet e listei alguns filmes e livros indicados por jornalistas de revistas famosas e conceituadas no mercado.Confesso que já pesquisei preços e estou na busca dos livros e até agora só consegui ver apenas um dos filmes indicados...
Mas algo me emocionou muito nesse filme e decidi postar recomendando também porque é um filme excelente. O nome do filme é ”Gritos do Silêncio”, dirigido por Roland Joffé, o mesmo de “A missão” e “A letra escarlate”. O filme é baseado em fatos reais e se originou do livro “The Death and Life of Dith Pran”, de Sydney Schanberg.

Sydney Schanberg é um jornalista americano que trabalha para o jornal The New York Times e viaja para o Camboja, Vietnã, para cobrir a realidade fria e cruel da guerra. Dith Pran é um intérprete cambojano e jornalista local que o auxilia a se aproximar dos locais dos massacres para tentar torná-los reais à sociedade. Ambos passam por diversas situações de pânico nessa tentativa, sendo capturados pelo Khmer vermelho, exército revolucionário que tentava implantar um novo regime na região. Ao ser instalado o novo regime, Sydney, assim como outros jornalistas que estavam no local, conseguem visto para retornarem aos seus países, porém Dith, por ser cambojano, não poderia sair do país.Em meio a esses acontecimentos, ainda que os efeitos cinematográficos não estivessem tão atualizados, foi possível ver a realidade devastadora da guerra e acompanhar com apreensão cada momento do filme..
O final é surpreendente e realmente excelente!

Como não foi suficiente para mim, pesquisei um pouco mais e descobri que em 30 de Março de 2008, aos 65 anos, falece o fotojornalista Dith Pran, que já estava trabalhando com seu amigo Sydney no jornal The New York Times na época.Ele escapou da morte em 1979, quando o regime do Khmer Vermelho caiu, algo que é visto no filme, e se reencontra com seu amigo depois de buscas incansáveis de Sydney.
Dith escrevia frequentemente sobre suas experiências na guerra.Seus relatos deram origem ao livro, escrito por Schanberg e posteriormente a obra virou filme.E claro, não poderia deixar de mencionar que “Os Gritos do Silêncio” foi ganhador de três Oscars em 1984.

É possível ler um pouco mais em:
http://www.65anosdecinema.pro.br/1664-GRITOS_DO_SILENCIO_(1984)
e
http://portal.rpc.com.br/gazetadopovo/mundo/conteudo.phtml?id=751928

Nenhum comentário:

Postar um comentário